top of page
Thali Cunha

plantas tóxicas para nossos pets


Antonieta - a gata e suas plantas

A gente ama plantas. Mas amamos mais ainda os nossos pets, certo?!

Por aqui temos cachorras e gatos e alguma preocupação com relação às nossas plantas. As nossas cachorras ficam soltas pela chácara e dessa forma aprenderam desde pequenas o que podiam ou não comer por aí. Exceto o abacate que faz muito sucesso e mesmo tentando evitá-los, às vezes fica difícil de controlar, pois a oferta é grande, mesmo assim elas nunca tiveram nenhuma intoxicação por comerem algo que não podia.

nota: – o abacate faz mal aos pets, pois contém uma substância chamada "persina" (um fungicida que mata fungos e mofos).

Mas dentro de casa a história muda. Quando adotamos nossos gatos nós já tínhamos muitas plantas e isso causou certa preocupação. Como trabalho de casa, consigo monitorar de perto todas as plantas e o comportamento dos meus bichinhos e notei algo muito interessante: minha gata (ela adora comer e brincar com as plantas) não costuma mexer nas plantas que são tóxicas pra ela. Deve ser algum sexto sentido.

filodendro mordido

No começo, ela ainda mexia em algumas plantas tóxicas como a zamioculca, mas nunca chegou a comer/morder alguma folha, ela só arrancava e saia “chutando” a folha por aí.

Mas por precaução, tiramos a planta do alcance dela – a planta agradeceu. :)

Uma vez, também quando ela ainda era filhote, ela encontrou uma folha de jiboia caída no chão e começou a mordiscar, mas como eu estava bem atenta, retirei a folha dela antes que causasse algum problema.

Por que eu to contando tudo isso? Porque nem todo mundo é privilegiada como eu e tem a disponibilidade de trabalhar de casa e ficar de olho nos seus pets e plantas. E é aí que eu vou tentar ajudar com uma listinha de algumas plantas – que costumam ser bem comuns nas nossas casas e – que são tóxicas para os pets.

A maioria dessas plantas são irritantes para as mucosas e podem causar vômito, coceiras excessivas e até convulsões.

Seguem elas:

Antúrio,

Comigo-ninguém-pode,

Azaleia,

Copo-de-leite,

Costela-de-adão,

Hera,

Lírio da paz,

Espada-de-São-Jorge,

violetas,

samambaias e

avencas.

Que fique claro que: uma planta tóxica significa uma planta que não pode ser ingerida pelo bichinho ou que o contato com algum tipo de seiva que ela possa produzir cause algum tipo de intoxicação. Não tem nada a ver com alguma substância que ela solta no ar, ok?!

Você deve saber que eu tenho muitas dessas plantas em casa, mas, de novo – certifique-se de que o pet não tenha acesso a ela sem a sua supervisão.

Além de intoxicar, algumas plantinhas podem, ainda, provocar alergias nos animais. Em caso de dúvidas, converse com um biólogo ou um médico veterinário.

Agora, se você quer saber quais plantas você pode ter em casa, acompanhe a nossa #domingoeplanta no Instagram, que toda semana falo sobre alguma planta e conto se ela é tóxica ou não.

 

Conheça meu trabalho, produtos e oficinas

| Workshop - Como leitor do Blog você tem cupom de desconto exclusivo nas Oficinas!

Utilize: #blognA e desfrute de 10% de desconto em sua inscrição!

| Instagram.com/nossa.amora @nossa.amora

Assine a NEWS no nosso site e receba conversas semanais, com novidades e lançamentos. Enviamos no máximo uma mensagem por semana com muito carinho. Não somos spam! ♡

39 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page